A felicidade pela agricultura

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

António Feliciano Castilho foi um dos grandes escritores da lusofonia no séc. XIX.
Persistente na procura do sucesso, António Feliciano Castilho escreveu um livro em que considerava podermos atingir a felicidade pela agricultura. Uma teoria bem repudiada hoje em dia, pelo exagerado número de pessoas que abandonaram os campos para nas cidades tentarem viver do setor terciário.
Sabendo que essa realidade aumentou escandalosamente o número de pessoas desequilibradas mentalmente, com necessidade de consumirem ansiolíticos e antidepressivos, é pois tempo de repensarmos as teorias do séc. XXI e valorizarmos as virtudes da prática agrícola e da vida campestre para a saúde espiritual dos cidadãos…
O referido livro intitula-se precisamente “Felicidade pela agricultura” e foi publicado em 1849.
Nele, o autor escreveu:
« A charrua e o enxadão topam em toda a parte com a ruína de templos e palácios: essas maravilhas efémeras da arte pompearam um momento sobre o solo desvestido e logo a Natureza as afogou, as recobriu outra vez com o seu solo, com a sua vegetação, com os seus frutos, com as suas fragrâncias, com a sua paz, com as suas harmonias primitivas e inefáveis.
Ouvis nas cidades grandes aquele sussurro profundo de mil vozes, como bramir de Oceano? É o estrépito da indústria, o tráfego do comércio, a ebriedade das mesas, o vozear dos espetáculos.
Que Fada produziu e conserva isso tudo? A agricultura.»
A natureza milenar da atividade agrícola é aqui referenciada com vocabulário próprio do séc. XIX, mas não deixa de nos tocar. A perenidade da agricultura, negligenciada e desprezada pelas mais jovens gerações do nosso tempo, voltará, a bem ou a mal, a ser reconhecida e valorizada. Porque, exigindo labor, essa atividade é a que mais facilmente nos dá alimentos para saciarmos a fome e termos saúde e paz.
A felicidade procurada no desenraizamento e nas metrópoles é hoje uma miragem amarga. Há que regressar à terra.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: