Sobreiro, árvore nacional de Portugal

Foi finalmente publicada em Diário da República a Resolução nº 15 / 2012 da Assembleia da República, que determina o sobreiro como árvore nacional de Portugal.

O texto, gritantemente pobre, revela bem a secura com que o tema vai ser tratado pelo Estado:

“A Assembleia da República resolve, nos termos do nº 5 do artigo 166º da Constituição, instituir o sobreiro como árvore nacional de Portugal.” !!!…

Responsável por 10% das exportações portuguesas, o sobreiro é a 3ª árvore do ranking do arvoredo de Portugal (atrás do pinheiro bravo e do eucalipto). Mas é ele que nos põe no 1º lugar mundial de produtores de cortiça.

O sobreiro, contudo, é muito mais que um produtor de cortiça: ele caracteriza com a azinheira o montado mediterrânico, que é um habitat equilibrado para muitas outras espécies vegetais e animais.

O sobreiro é, oficialmente, a árvore símbolo de Portugal. Saibamos nós, cidadãos, fortalecer esta imagem de árvore património, com plantações e com divulgação das marcas essenciais de um ser que, mais do que existir para nos servir, é uma marca que nos foi legada pelos nossos antepassados e nós devemos legar aos nossos descendentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: