A mostarda e as crenças humanas

A mostardeira ou mostarda é uma planta conhecida pelos botânicos como brassica e classificada como planta medicinal e comestível.

Os egípcios, os gregos e os romanos já usavam as suas sementes para condimentar carne e peixe, mas foi a França que na Idade Média generalizou o seu consumo, com o fabrico da famosa mostarda de Dijon.

Sabe-se que a mostarda já era usada com fins alimentares na Índia, há mais de 2 mil anos.

Os maiores produtores mundiais de mostarda são o Nepal, o Canadá, a Birmânia e a Rússia.

Conta-se que um dia uma mulher foi ter com Buda por ter perdido um filho. Pediu-lhe então que ele o salvasse, mas Buda  disse-lhe para ela lhe levar uma mão cheia de sementes de mostarda de uma família que não tivesse no seu historial a morte de um filho.

A mulher não conseguiu encontrar tal família e Buda fê-la então perceber que a morte toca a todos e não devemos ser egoístas no luto.

A minúscula dimensão das sementes de mostarda motivou a sua alusão em diversos escritos sagrados.

No Alcorão, existe uma referência à mostarda: diz que no Dia do Juízo tudo será contabilizado, até o equivalente a um grão de mostarda (2mm), pois “Deus é o mais eficiente dos contadores”.

Na Bíblia, são diversas as alusões à mostarda.Por exemplo:

“Jesus disse: «O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É na verdade a mais pequenina de todas as sementes, mas, crescendo, é a maior das hortaliças e faz-se árvore de modo que as aves do céu vêm pousar nos seus ramos.»”

“Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que se tiverdes fé como um grão de mostarda podereis dizer a este monte para se mudar para ali e ele mudar-se-á e nada será impossível.»”

“Disse Jesus aos apóstolos:«Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: «Arranca-te e transplanta-te para o mar!» e ela vos obedeceria.»”

Um provérbio italiano diz que “um beijo sem bigode é como um bife sem mostarda”. E um provérbio francês conta que “Em casa de gente pobre partem-se os frascos para não se comprar mostarda”…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: