A Revolução do jasmim

A Revolução do Jasmim foi uma daquelas viragens imprevistas que a história nos revela, que mudam as coisas profundamente. (…)

Foi uma revolução espontânea, popular, desencadeada não por militares nem fanáticos islâmicos mas sim por uma juventude cultivada, de estudantes e jovens licenciados, sem trabalho nem horizonte de futuro, salvo a emigração. Veio para a rua protestar e acabou com a ditadura corrupta de 23 anos, de Ben Ali, sua mulher, Leila e da sua ávida família.” – escreveu Mário Soares no Diário de Notícias de 25 de janeiro de 2011.

A Revolução do jasmim ou dos jasmins é a revolução que está em curso na Tunísia. Adotou o nome do jasmim, porque o jasmim é a flor nacional daquele país e, sendo uma flor maravilhosamente perfumada, serve integralmente para simbolizar uma revolução que está a espalhar perfume de esperança no povo tunisino e nos seus vizinhos.

Consta que a Revolução do jasmim iniciou-se com Mohamed Bouazizi, um jovem de 26 anos que vendia legumes numa rua de Sidi Bouzid, a 240 km de Tunes. Há quem diga que era licenciado em engenharia. A polícia confiscou-lhe os produtos, o carrinhos de mão e a balança e ele imolou-se pelo fogo diante da sede do município. Foi um rastilho para a revolta de um povo já à beira da explosão contra a carestia, a carência de produtos alimentares e a ditadura.

O Presidente foi o 1º a dar sinal da dimensão da revolução do jasmim: fugiu para a Arábia Saudita.

Não é a primeira vez que uma flor serve para identificar uma revolução. Tivemos o exemplo português da Revolução dos cravos em 25 de abril de 1974.

Quanto ao jasmim, falta dizer que é uma planta tropical da família das oleáceas.

E quanto à crónica de Mário Soares, falta citar mais duas referências às plantas:

Não quer isto dizer que se repita o fenómeno tunisino nos países seus vizinhos. Mas a semente foi lançada e, mais tarde ou mais cedo, poderá dar frutos…”

Advertisements

Uma resposta to “A Revolução do jasmim”

  1. raimunda Says:

    muito bom o site gostei mesmo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: