A Oração da Árvore

A Oração da Árvore

Apresentei ontem a azinheira monumental de Benafim e quero hoje apresentar a Oração da Árvore, um maravilhoso poema de Veiga Simões que a Câmara Municipal quis com bom gosto colocar em azulejos no Parque de Merendas que construíu sob a copa maravilhosa daquela azinheira.

Tu que passas e ergues para mim o teu braço

Antes que me faças mal olha-me bem.

Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno

Ou sou a sombra amiga

Que tu encontras quando caminhas sob o sol de agosto

E os meus frutos são a frescura apetitosa

Que mata a sede nos caminhos.

Eu sou a trave amiga da tua casa,

A tábua da tua mesa,

A cama em que tu descansas

E o lenho do teu barco.

Eu sou o cabo da tua enxada,

A porta da tua morada,

A madeira do teu berço

E o aconchego do teu caixão.

Sou o pão da bondade e a flor da beleza.

Tu que passas olha-me bem

E não me faças mal.

Veiga Simões

2 Respostas to “A Oração da Árvore”

  1. Jorge Lage Says:

    Olá!
    O Poema de Bensafrim não está bem com o autor assim!
    Então note o que eu refiro no meu livro «Castanea uma dádiva dos deuses»: Na “Festa da Árvore” (segundo explicação do Eng. José Neiva/DGRF), em 1913, em Arganil, onde o poema foi apresentado, foram oradores Veiga Simões e Albano Q. Mira Saraiva, tendo o primeiro mais prestígio que o segundo; muitos anos após a sua morte, ao divulgar-se o poema, foi o nome de Veiga Simões indevidamente associado à sua autoria; esta explicação é dada por GALVÃO (1991), em “Figuras Notáveis de Arganil”; assim, devia aparecer unicamente o nome de Mira Saraiva como autor do poema “Súplica ao Viandante”, cujo título também se refere como, “Oração à Árvore”. Jorge Lage

Deixe uma Resposta

