A malva brava

Foto João Xavier - Malva Xis

Quando eu era criança e o meu pai mantinha uma pequena horta, um rectângulo de pouquinhos centímetros quadrados era-me reservado.

Ali, eu plantava plantas silvestres. Cuidava delas e deixava-as florir e cumprir o seu ciclo completo.

Tem sido uma recordação que me tem acompanhado vida fora e aflorou-se-me quando fotografei esta malva brava que tenho mantido num vaso, durante a presente Primavera…

As folhas desta planta têm potencialidades antiinflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, sobretudo para as mucosas.

O seu uso pela medicina popular generalizou-se de tal modo, que existe um provérbio que diz:

“Com malvas e água fria, faz-se um boticário num dia.”

Deixe uma Resposta

